Assim como a tecnologia, a moda está em constante evolução. Com o objetivo de trazer praticidade e soluções para o dia a dia, essas duas áreas – que podem parecer distantes – caminham juntas e estão cada vez mais entrelaçadas.
As tecnologias na moda buscam aprimorar as vestimentas para que elas possam proporcionar máxima performance à quem as veste. Por isso, quem trabalha com confecção de roupas, independemente de qual etapa do processo, deve acompanhar as inovações e novidades de técnicas e produtos.
Neste post, reunimos algumas tecnologias – das acessíveis às mais sofisticadas – utilizadas na moda praia, fitness e casual. Confira!
A tecnologia na moda
Além das mudanças no consumo de moda, o modo como as vestimentas estão sendo produzidas também está se transformando. Encontros e pesquisas entre profissionais do setor têxtil e de vestuário estão permeados de estudos que buscam formas de inteligência que podem ser aplicadas no produto final.
O Festival Wear Brasil, por exemplo, é um dos eventos nacionais que oferece palestras e oficinas sobre tecnologia na moda. Reunindo designers, hackers, desenvolvedores, estilistas, profissionais de criação e estudantes de moda, o festival promove o fortalecimento do mercado brasileiro, sendo a ponte entre as duas indústrias.

Foto: Wear Brasil/Reprodução
Inovações tecnológicas
Integrando beleza e funcionalidade, as inovações tecnológicas do mundo da moda dão grande valor a como as vestimentas são feitas e quais problemas elas resolvem. Essa evolução da tecnologia aplicada à moda, portanto, gera produtos e materiais que potencializam e trazem grandes benefícios para quem as usa.
Felizmente, algumas novidades tecnológicas são mais acessíveis e funcionais, e agregam muito valor às peças que serão comercializadas. Confira algumas delas:
Tecidos tecnológicos
Anti-UV: proporciona proteção contra os raios ultravioletas nocivos à pele, podendo chegar até FPU 50+. Popularizado na Austrália, país com alto índice de câncer de pele, tecidos com essa tecnologia são muito utilizados por atletas e esportistas.
Antichamas: previne a combustão e evita que o fogo se espalhe, garantindo a integridade física do usuário. O tecido é usado principalmente para vestimentas de profissionais expostos a situações de fogo repentino e ao arco elétrico.
Supermicrofibra: tecnologia composta de filamentos extremamente finos, oferece conforto térmico e performance para diversos segmentos de moda. Desenvolvida pela Digitale Têxtil, apresenta secagem rápida, maior propriedade de absorção e resistência, alta durabilidade e vivacidade de cores. Saiba mais clicando aqui.

Antibacteriano/antiodor: inibe a proliferação de fungos e bactérias e elimina odores, garantindo higiene, conforto e frescor. É utilizado, na maioria das vezes, para vestimentas que retém muita umidade, como peças da moda praia e fitness.
Hidratante: hidrata a pele por meio de microcápsulas de Aloe Vera que são ativadas durante o uso. Também possui ação regeneradora, anti-inflamatória e energizante.
Resistente ao cloro: aumenta a vida útil e mantém a elasticidade da peça. É ideal para atividades e treinamentos aquáticos.
Impermeável: impede que a água penetrem nas fibras do tecido, evitando manchas e garantindo a respirabilidade da pele. Também permanece com cores vivas por maior tempo.
Tecnologias vestíveis
Monitoramento da saúde: são capazes de monitorar a saúde do usuário, como a qualidade do sono, temperatura, nível de estresse, quantidade de passos, exercícios físicos, entre outros.
Incentivo à prática de exercícios físicos: fornecem informações sobre as atividades físicas em tempo real, como desempenho e benefícios do exercício praticado.

Integração de funções: reúnem diversas funções, sincronizam e alimentam diferentes dispositivos. Normalmente, armazenam na nuvem as informações coletadas.
Carga por meio de energia mecânica: possibilita a geração de energia por meio de movimentos corporais. A tecnologia é utilizada em produtos como relógios e celulares.
O desenvolvimento e estudo da tecnologia na moda é amplo e progressivo. Porém, é essencial se manter atualizado sobre as novas formas de oferecer benefícios e melhorias por meio da confecção de roupas, como os tecidos tecnológicos.
Fonte: Digitale Têxtil
Love G.